Vontade de viajar

quinta-feira, 8 de março de 2012 4 comentários
Não importa o quanto a gente adore (ou finja que adora) nossa rotina, nosso trabalho ou nossa escola, tem horas que simplesmente dá vontade de fugir. E quando me bate essa vontade, normalmente ela vem acompanhada de uma vontade enorme de viajar. 


Vontade de curtir aquela movimentação do aeroporto, a alegria de conhecer aquele museu que você só tinha visto em fotos, a graça que é andar por um lugar e ouvir uma língua totalmente diferente da sua. 


Mas é claro que nem sempre dá pra fugir. Nós, pessoas normais que não vivemos viajando e nem esbanjamos dinheiro, só viajamos nas férias, e olhe lá. E como controlar esse vontade enorme que dá de conhecer lugares novos ou até revisitar aqueles aos quais já fomos? 


Bom, tente isso aqui:
  • Guarde as memórias com carinho 
Uma gaveta sem uso pode se transformar num báu de memórias em um instantinho. Tente, da próxima vez que viajar, guardar os mapas, os folhetos e até as notas fiscais daqueles lugares legais por onde passou. Se você for cuidadoso, pode juntar isso tudo a um álbum com várias fotos da sua viagem e um punhado de postais. Se for preguiçoso como eu, só jogue tudo na gaveta. Quando a vontade bater, ponha em prática o clichê "recordar é viver".


Postais aleatórios espalhados pelo chão
  • Divirta-se planejando as próximas viagens - ou ao menos sonhando com elas!
Este mês estou louca de vontade de ir para a Indonésia. Bom, é claro que eu sei que não poderei ir pra lá tão cedo, mas isso não me impede de pesquisar lindos hotéis com bangalôs de frente pro mar e templos budistas antiquíssimos. Também não me impede de cotar passagens aéreas pro Japão e pra Ucrânia. E nossa, como é divertido anotar no meu caderninho o endereço daquele restaurante minúsculo em NY que eu li naquele blog ali, sabe?



  • Escreva um diário de viagem
No começo, pode parecer absurdo perder os minutos preciosos da sua viagem escrevendo num diário idiota. Mas colocar as memórias no papel faz com que elas se tornem inapagáveis. Você vai perceber o valor disso quando, antes de dormir, resolver dar uma olhadinha no diário e abrir justo na página daquele dia em que você viu a Torre Eiffel pela primeira vez. 


  • Assista filmes que te transportem pra longe daqui
Quando nada disso der certo, um filme ambientado num destino interessante pode ajudar. Os filmes "Meia Noite em Paris" e "Vicky Cristina Barcelona", de Woody Allen, fazem das cidade-título personagens importantes da história.
PS: esse post é dedicado especialmente ao Sr. Guilherme, que reclama sempre que não pode viajar tanto quanto gostaria mas que ainda não aprendeu a se divertir passando vontade. 

4 comentários:

  • Unknown disse...

    Fui olhar meus postais, meus diários e fotos de viagem e agora estou morrendo de nostalgia, e eles sequer existem! Gostei muito, muito desse post, Patiê!

  • Guilherme disse...

    com certeza, a melhor coisa de uma viagem são as memórias que trazemos delas! sempre procuro guardar tudo o que for possível - só nunca consegui manter um diário de nenhuma viagem. uma boa dica pra uma próxima oportunidade!
    ps- parabéns pelo blog!

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Laranja com Morango | TNB